Você nunca recebe feedback profissional?

O feedback profissional é, muitas vezes, um motivo de reclamação entre colaboradores internos nas empresas: “não recebo feedback, não sei como evoluir na empresa”.

VOCÊ ESTÁ EM: HOME > BLOG

O feedback profissional é, muitas vezes, um motivo de reclamação entre colaboradores internos nas empresas: “não recebo feedback, não sei como evoluir na empresa”.

Mas, esta moeda também tem outro lado: o que o profissional entende como feedback?

Afinal, o que é feedback profissional?

Alguns profissionais entendem como feedback, aquele processo formal em que o RH da empresa define os itens a serem avaliados para cada perfil, coordena o processo de questionamentos e a coleta das respostas, tabula, divulga, reuniões, etc. Feedback 360º, por exemplo.

Precisamos considerar que feedback não é apenas isso. Ele abrange indicadores e posturas que ocorrem no dia a dia de uma empresa como, por exemplo:

  • um registro de não conformidade ou um pedido de melhoria contínua do Sistema de Qualidade (ISO 9000);
  • uma determinada colocação feita pelo gestor em uma reunião de área;
  • um comentário do colega de trabalho em uma conversa no café;
  • um registro de elogio ou de reclamação de cliente divulgado pelo CallCenter;
  • o indicador de atingimento de metas do time;
  • o percentual de retrabalho individual ou do grupo de trabalho.

Enfim, são vários e variados os indicadores do cotidiano corporativo que evidenciam um autêntico e importante feedback profissional. Tais indicadores são, com certeza, considerados pelos gestores em momentos de decisão quanto a promoção de um determinado colaborador. Representam aspectos muito importantes para embasar uma evolução em termos de remuneração. Não estou dizendo que o processo formal de feedback não seja importante, ele é mas, não apenas ele. Porém, os profissionais devem considerar e batalhar por uma boa avaliação também nos indicadores do dia a dia.

Cabe também aos gestores, ao time de RH nas empresas, orientar os funcionários quanto a este aspecto do processo de feedback, visando que a empresa tenha alinhada esta visão e obtenha clareza na avaliação profissional… isso também traz benefícios para a produtividade, não é gente?

Arnaldo Oliveira

Dataplace Business Solution

Ver todos os artigos
SOLUÇÕES EMPRESARIAIS QUE GARANTEM MAIS DO QUE PERFORMANCE, GARANTEM REAL CRESCIMENTO PARA O SEU NEGÓCIO

Contatos

vendas@dataplace.com.br

Suporte: +55 (14) 3407-9000

Financeiro: +55 (14) 3407-9002

Rua Cel. Joaquim Piza, 358 - Centro
Garça - São Paulo/SP

CAMPINAS - SP


Av. Invernada, 1657 – Sala 2 - Pq. Nova Suíça - Valinhos /SP
CEP 13271-450
Telefone: (19) 3829-2636

RIO DE JANEIRO - RJ


Rua Joaquim Palhares, 267 - Loja A Estácio - Rio de Janeiro /RJ
CEP 20.260-080
Telefone: (21) 2503.5500
Contato: Antonio Carlos Guida
E-mail: guida@ncts.com.br

 1989 – 2024 | dataplace todos os direitos reservados.

Política LGPD

Este site utiliza cookies e coleta algumas informações, para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao continuar navegando por aqui, você concorda com estes termos.

Eu Concordo