Se você gosta de se manter atualizado sobre tecnologia, certamente já ouviu falar da Indústria 4.0.
Se você gosta de se manter atualizado sobre tecnologia, certamente já ouviu falar da Indústria 4.0.
Representando a 4ª revolução industrial, o termo ‘Indústria 4.0’, foi apresentando em 2011 na Feira de Hannover e depois formalizado na Alemanha, em 2015, como parte da estratégia de seu governo em incentivar políticas inovadoras e tecnológicas nos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.
Como toda nova política de desenvolvimento, esse novo conceito de gestão industrial traz benefícios e impactos para o mercado e para a sociedade em geral. As empresas e gestores precisam estar alinhados e preparados para usufruírem dos benefícios dessa evolução dos meios produtivos e poder atender seus clientes de acordo com a nova demanda que se cria.
Veja os 4 principais benefícios que a Indústria 4.0 pode proporcionar:
Os processos poderão ser monitorados de forma remota via smartphone, com o auxílio de sensores instalados pela fábrica com tecnologias como: bluetooth, radiofrequência, entre outras. Bastará um coordenador para controlar toda a fábrica a qualquer hora e em qualquer lugar.
A automação e os dados capturados pelos sensores, irão conferir uma gestão mais segura e ágil possibilitando a operação da fábrica em tempo integral.
A ferramenta de inteligência artificial incrementará o monitoramento de cada processo, descartando a necessidade de esperar o fim da linha de produção para identificar erros.
Além disso, sistemas cyber-físicos permitirão que a fábrica opere em módulos independentes, melhorando a tomada de decisões e aprimorando das etapas.
A modularidade trará flexibilidade aos processos e personalização maior aos produtos, eliminando aquele velho conceito de linha de produção, em que milhares de unidades iguais são produzidas para que o negócio seja lucrativo. Além de melhorar o aproveitamento do espaço interno das fábricas.
Disponibilizar essa inovação na fábrica só é possível se outros dois pilares tecnológicos estiverem funcionando: big data e internet das coisas.
A IoT (internet das coisas) é responsável por facilitar e ampliar as interações entre humanos e os dispositivos tecnológicos presentes em nosso cotidiano.
Já a análise de Big Data permite que um grande volume de dados seja lido e gerido simultaneamente.
Quais são os principais impactos da indústria 4.0?
Os maiores impactos serão no mercado de trabalho e nas ofertas de mão-de-obra. Os trabalhos manuais e repetitivos serão substituídos aos poucos por ferramentas e recursos automatizados.
Uma nova demanda profissional será gerada e o papel humano dentro das fábricas se tornará mais estratégico que braçal. O conhecimento técnico passará a ser uma competência exigida.
Portanto, formações voltadas ao setor tecnológico, envolvendo habilidades e conhecimentos sobre TI e as mais diversas tecnologias serão altamente valiosas para o cotidiano das fábricas inteligentes.
vendas@dataplace.com.br
Suporte: +55 (14) 3407-9000
Financeiro: +55 (14) 3407-9002
Rua Cel. Joaquim Piza, 358 - Centro
Garça - São Paulo/SP
CAMPINAS - SP
Av. Invernada, 1657 – Sala 2 -
Pq. Nova Suíça - Valinhos /SP
CEP 13271-450
Telefone: (19) 3829-2636
RIO DE JANEIRO - RJ
Rua Joaquim Palhares, 267 - Loja A
Estácio - Rio de Janeiro /RJ
CEP 20.260-080
Telefone: (21) 2503.5500
Contato: Antonio Carlos Guida
E-mail: guida@ncts.com.br
1989 – 2024 | dataplace todos os direitos reservados.
Este site utiliza cookies e coleta algumas informações, para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao continuar navegando por aqui, você concorda com estes termos.