Como fazer uma boa gestão de vendas

Como fazer uma boa gestão de vendas

Uma boa gestão de vendas pode resolver muitas situações que ocorrem na área comercial. E essa estratégia é muito mais que apenas motivar a equipe para vender mais. Ela trata, também, sobre a profissionalização do gerenciamento comercial.

Para conhecer mais sobre a gestão de vendas e como realizar ela de forma correta, elevando seu negócio a novos patamares, confira esse conteúdo. Afinal, ela é fundamental para qualquer empresa que tenha vendas como objetivo final.

O que é gestão de vendas?

São ações que têm como objetivo a evolução do setor comercial da empresa. O principal objetivo é melhorar a condução do time, para que todo o processo seja mais qualificado, e assim, melhorar os resultados.

Mas não é apenas o gerenciamento e organização do time comercial. Envolve também todas as atividades ligadas ao setor, como marketing, publicidade etc. Dessa forma, o gestor consegue ver todas as ações ligadas à venda, e melhorar os pontos que não estão dando resultado.

Além disso, envolve mais do que a análise dos números de vendas. Deve-se estudar todo o ciclo e fazer as mudanças necessárias, melhorando os vários processos envolvidos.

Como fazer a gestão de vendas?

Deve-se ter em mente que a gestão de vendas é um conjunto de ações envolvendo toda a empresa. Afinal, todos os setores passam, direta ou indiretamente, por vendas. Além dos processos, os colaboradores devem estar envolvidos, aprimorando suas habilidades.

Uma ótima gestão de vendas é composta por planejamento financeiro, treinamentos, liderança e gerenciamento de recursos. É necessário conhecer seu público-alvo e entender seu comportamento de compra.

Com um mundo cada vez mais digital, as formas de vender estão mudando. Por isso, é preciso sempre estar adaptando os processos, para acompanhar essas transformações do mercado.

Confira em mais detalhes os pontos para realizar uma boa gestão de vendas na sua empresa.

Entenda seu produto/serviço

Todos os colaboradores precisam estar alinhados e conhecendo bem o produto/serviço que estão vendendo, seja ele um serviço ou não. É preciso entender todas as dores que ele sanará no cliente, para que assim, possa gerar atenção dos consumidores.

O processo de vendas só será um sucesso se os vendedores souberem do que estão falando. Os benefícios, as vantagens, as diferenças para os concorrentes. Não é só falar de preço e formas de pagamento, é de  fato resolver problemas que ele tem. E assim, criarem ações de publicidade e marketing mais assertivas.

Equipe

Oferecer treinamentos para o time comercial é fundamental para melhorar a gestão. Dessa forma, eles estarão sempre preparados para conseguir as vendas, entendendo melhor as oportunidades e o mercado onde atuam.

Além disso, é preciso motivar e valorizar seus colaboradores. Oferecer treinamentos é um ponto, mas é necessário dar feedbacks construtivos. Dessa forma, eles saberão o que é preciso ser melhorado, e também se sentirão prestigiados pelos seus pontos fortes.

A falta de engajamento e motivação no time de vendas é um dos problemas que leva a baixa produtividade. E leva ao fraco desempenho no setor comercial. Por isso, é necessário ser transparente, mostrando o que é esperado e o que já foi atingido.

Planejamento

Planejamento é fundamental para uma ótima gestão de vendas. Faça um plano de vendas, definindo os objetivos e organizando o time. 

Além disso, tenha um perfil para cada potencial cliente, com seus dados, principais dores, e os meios de comunicação ideal de cada um. Assim, seus colaboradores terão mais agilidade em fechar uma venda.

Indicadores e resultados

Para uma boa gestão de vendas deve-se saber para quais indicadores avaliar. Claro que isso varia de negócio para negócio, mas de forma geral, é preciso entender os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Por isso, é preciso ter transparência da gestão para com os colaboradores. É necessário saber os desempenhos, o que deu certo e o que não deu. Dessa forma, através de reuniões, podem alinhar quais indicadores estão corretos para o segmento da empresa, quais objetivos foram atingidos, e se não foram, como podem melhorar para o próximo período.

Conte com a tecnologia

A tecnologia pode melhorar, e muito, sua gestão de vendas. Isso porque, existem no mercado diversas ferramentas para auxiliar os processos como softwares onde você encontra todos os dados que o time de vendas precisará.

Algumas ferramentas, como a Dataplace ERP, contam com indicadores de vendas como análise de desempenho por vendedor, produto/serviço, curva ABC de clientes, negócios fechados ou perdidos, ciclo de vendas, ticket médio por cliente ou produto/serviço, além de outros KPIs.

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