A capacidade da adaptação

A capacidade da adaptação

Já se tornou clichê falar que atualmente há muita competição no mercado corporativo, que precisamos inovar, ser rápidos, entender as necessidades do clientes e principalmente observar as tendências do setor em que atuamos. Clichê puramente verdadeiro, mas acrescento a isso uma condição essencial e que permeia a vida humana há muito tempo: adaptação. A capacidade de se adaptar às condições atuais.

Essa capacidade é altamente essencial, porque é ela que antecede a todos os clichês comentados anteriormente. Se você busca no dicionário, de forma resumida, é ajustar-se ao ambiente atual para garantir a sobrevivência. Isso é uma realidade: de nada adianta inovar, sermos rápidos, entender as necessidades dos clientes se não estivermos adaptados ao ambiente atual. É isso que prevalece, que faz a diferença. Se você entende e está adaptado ao atual, o restante é consequência. Mas se você nem sequer sabe o que se passa atualmente, não vai à lugar nenhum. Imagine você estar numa selva e não se adaptar a ela; Imagine você viver numa metrópole e não entender como ela funciona. Isso faz toda a diferença.

Pensando em adaptação quero destacar o exemplo do Dataplace ERP: conhece uma indústria que produz plásticos soprados? E quem sabe, uma empresa que constrói rede de fibra ótica? Uma empresa que vende frutas e verduras? Sabe uma  empresa que vende e dá assistência a motocicletas? Ao longo de 28 anos, o Dataplace ERP se desenvolveu com uma alta capacidade de atender mercados distintos e com necessidades diversas. Essa adaptação foi necessária para que chegássemos até aqui de forma sólida e assim foi possível dar ao sistema a capacidade de aderir a vários segmentos.

Hoje sobrevivem ao mercado as empresas que fazem essa leitura e se adaptam aos novos tempos.

Fechar Menu