8 dicas de ouro para você ter sucesso na implantação de um software ERP

8 dicas de ouro para você ter sucesso na implantação de um software ERP

Quem já implantou um software ERP e nem teve nenhum problema, que atire a 1.ª pedra.
Com base no histórico de milhares de projetos, listamos abaixo 8 dicas de ouro para você ter sucesso na implantação de um software ERP
e obter os melhores resultados.

Aderência do software ao segmento da empresa. É um dos principais aspectos. O fornecedor do software tem clientes parecidos com a sua empresa e entende bem o segmento que a sua empresa está inserida? Os processos da empresa funcionam bem sem um software ERP? A empresa funciona de forma fluída mesmo sem um sistema? As áreas da empresa estão bem integradas? Se sim, o software adiciona recursos para tornar a empresa mais produtiva.

Os colaboradores da empresa estão envolvidos na implantação do novo ERP? Aqui precisamos falar de cultura colaborativa para qualquer
situação nova na empresa e a implantação de um sistema de gestão demanda bastante energia. O time precisa estar engajado e enxergar
que terá benefícios com a adoção do novo sistema.

Os processos da empresa foram mapeados para que o novo ERP seja implantado? Haverá necessidade de customizações/personalizações? Antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso entender o momento da empresa e identificar quais as dores/problemas ela tem e que precisa resolver. Uma vez idenficado esse aspecto, o software deve ser implantado com a prioridade de resolver tais situações. Ainda dentro do mapeamento que é um pré-requisito do projeto, foi identificada a necessidade de customizações/personalizações e discutida com o cliente? Esses recursos são pré-requisitos para o projeto? Se sim, quando devem estar disponíveis?

Cronograma do projeto: Existe um cronograma claro com agendas e atividades a serem realizadas e que foi compartilhado com a empresa? É muito importante que esse cronograma tenha atualizações semanais em relação ao seu status, assim como reuniões periódicas com a empresa para tratar a evolução do projeto e possíveis situações não previstas.

Qual será o formato do treinamento do novo software? Os colaboradores terão tempo de praticar e validar o treinamento realizado? Outro ponto muito importante é como os colaboradores da empresa serão capacitados, se eles terão tempo para colocar em prática o aprendizado e quanto tempo vai decorrer entre o treinamento e a utilização na prática do novo software. É importante que quanto mais próximo o treinamento da virada do sistema, melhor porque o treinamento não corre o risco de ser perdido.

Haverá uma etapa de validação do que foi implantado para garantir que o novo ERP está aderente ao negócio da empresa? Lembre-se que treino é treino e jogo é jogo.

Pois bem, agora que o sistema vai entrar no ar, houve uma fase de teste suficiente para garantir que o básico estará funcionando sem grandes traumas? É fato que problemas existirão, mas quanto menor sua consequência, melhor para todos.
Essa etapa visa garantir esse tipo de ambiente.

Após o novo ERP entrar no ar, haverá um período de acompanhamento pelo fornecedor? Sabe uma criança que quando começa a andar, os pais precisam estar por perto para que ela não caia e se machuque? Pois bem, ao colocar um novo software no ar, essa etapa de acompanhando é muito importante para garantir que o ERP seja utilizado da melhor forma possível.

Com essas dicas e se você tiver algum projeto de ERP para ser implantado, as informações ficam mais claras e a chance de sucesso aumenta.
Quer mais dicas sobre o mundo de softwares ERPs?

Fechar Menu