É ser uma pessoa com algumas características principais, como liderança, habilidade para solucionar problemas, conhecimento em administração de empresas, humildade para reconhecer os próprios erros, e determinação para aprender coisas novas.
É ser uma pessoa com algumas características principais, como liderança, habilidade para solucionar problemas, conhecimento em administração de empresas, humildade para reconhecer os próprios erros, e determinação para aprender coisas novas.
Ser empresário é mais que ter um diploma.
É ser uma pessoa com algumas características principais, como liderança, habilidade para solucionar problemas, conhecimento em administração de empresas, humildade para reconhecer os próprios erros, e determinação para aprender coisas novas.
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2019 estima que o Brasil tenha 53,4 milhões de pessoas à frente de alguma atividade empreendedora. E mesmo com a pandemia, é esperado que esse número aumente. Já que em 2020, a previsão é de que o país atinja o maior patamar dos últimos 20 anos.
Vamos falar um pouco sobre o que é ser empresário e quais as habilidades fundamentais para ter sucesso.
Pela definição da Legislação é aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica (comerciais, industriais ou de serviços) com um mínimo de organização, produzindo ou fazendo circular bens, ou serviços, e gerando lucro. Mas o significado vai além disso. Pode ser considerado um empresário também aquele que exerce uma atividade intelectual (científica, literária ou artística).
Assim, ser um empresário é a pessoa dona da empresa, responsável por dirigir e administrá-la, buscando o lucro. Essa pessoa deve ter iniciativa, autoconfiança, coragem, liderança, perseverança, e eficiência. Além de entender muito do negócio que irá trabalhar, mercado e economia.
Como líder, a comunicação deve ser clara e fluida com o time. Deve-se saber se expressar de maneira correta, e também saber ouvir. A comunicação é um ponto fundamental para ser empresário, pois ela alinha todas as pessoas num mesmo objetivo.
Como o dono da empresa, você precisa sempre ter novas ideias, se colocando como liderança no planejamento. Por isso, a proatividade é o que motivará os demais. Sendo inovador e passando isso para os outros colaboradores.
Todo empresário é um líder, já que suas atribuições são tomar decisões, delegar funções, orientar e auxiliar. Além disso, é esperado de um bom líder saber dar feedbacks construtivos, que possam ajudar o time a crescer e sempre melhorar.
Deve-se ter uma visão estratégica do seu negócio. Por isso, alguns conhecimentos básicos como marketing, finanças, vendas, economia, administração, além dos conhecimentos específicos sobre a área da empresa, são fundamentais.
E com base nisso, será construído os planos de ação da empresa. Depois, deve-se monitorar as métricas e conseguir tirar insights positivos e negativos sobre esses processos, definindo o melhor caminho para continuar.
Dessa maneira, juntando essas habilidades principais: um líder que escute e saiba se comunicar, que tome a frente e tenha a visão do negócio, teremos um empresário.
Ter um bom sistema que oferece apoio nas suas decisões de forma inteligente, com indicadores eficientes com base nas melhores práticas do mercado, é fundamental.
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