Realizar compras com base no consumo médio de produtos

Realizar compras com base no consumo médio de produtos

Ter um estoque dos seus produtos é sempre válido, mas é preciso ter cuidado ao planejar este para que não falte ou sobre muito. Por isso, a compra de mais mercadorias deve ser baseada em dados de inteligência, de comportamento de mercado sazonal ou mesmo no consumo médio dos produtos.

Leia mais:

Também conhecido como estoque de reserva, é a quantidade mínima de mercadorias que deve ser mantida na empresa para evitar o desabastecimento e o excesso. Mas como saber qual o número de produtos que você deve ter?

Entenda como realizar as compras com base no consumo médio dos produtos e sempre ter um estoque mínimo.

Consumo médio

Reconhecer qual é a frequência de compra dos clientes é algo muito importante. Saber quanto as pessoas consomem de cada item, qual é o intervalo entre as aquisições e outros fatores que ajudem a traçar um comportamento.

Além de auxiliar a entender o quanto comprar para ter um estoque mínimo, estes dados são também de extrema importância para as estratégias de marketing, pois analisando as compras de cada produto, você pode direcionar mais ou menos esforço para determinada ação de comunicação.

Calcule a frequência de compra

É preciso uma boa avaliação de intensidade de compra, dentro de um período específico, para calcular a frequência e assim ter uma estimativa de estoque mínimo. A fórmula seria:

Frequência de compras = número de aquisições de um produto / período em dias

Estoque mínimo

É a quantidade de produtos que uma empresa precisa manter para cobrir o prazo de entrega dos fornecedores e não deixar faltar. Recomenda-se que ao atingir esse número, será preciso comprar mais itens para não impactar nas vendas.

Deve ter mercadoria suficiente para cobrir as demandas do mercado até sua reposição. Esse valor varia de acordo com o setor da empresa e o produto. Por exemplo, há itens sazonais que não tem necessidade de ter um grande estoque fora de época.

Como calcular o estoque mínimo?

Esse cálculo utiliza duas fórmulas:

  • Estoque mínimo = consumo médio diário x tempo de reposição;
  • Consumo médio diário = consumo do produto em um determinado período / dias deste período.

Para essas contas, é necessário manter um registro de vendas da empresa sempre em dia. E se o valor for menor que zero, significa apenas que você vende em média menos do que uma unidade por dia.

É importante também colocar uma margem de segurança nesse valor, pois podem acontecer imprevistos, como o aumento de vendas ou atraso na entrega. Cada empresa deve decidir de quanto será esta margem, em porcentagem, de acordo com a realidade da empresa e do mercado que está inserida.

E lembre-se de calculá-lo para diferentes períodos do ano. Pois, em datas comemorativas, pode ser que suas vendas sobre esse determinado produto aumentem ou diminuam de repente, e você precisa estar preparado para não ter prejuízos.

Para ajudar nesse cálculo e sempre manter um registro de vendas, conte com o Sistema de Controle de Estoque da Dataplace, através de processos automatizados e integrados.

 

Fechar Menu