A sua empresa está preparada para a transformação digital?

A sua empresa está preparada para a transformação digital?

Você certamente já ouviu falar sobre a transformação digital nas empresas, mas já se deu conta dos impactos que ela vai causar no seu negócio? Muita gente acredita que ela está relacionada apenas aos esforços de TI ou ações de marketing de relacionamento através das redes sociais, mas na verdade a transformação digital é um processo onde as empresas utilizam a tecnologia para serem mais produtivas, escaláveis e gerarem melhores resultados. 

São mudanças em sua estrutura e mindset, apoiadas pela utilização da tecnologia. A ideia central é fazer uso da tecnologia com um papel estratégico para atender melhor, se destacar no mercado e consequentemente gerar mais vendas.

Quando falamos de transformação digital, é necessário entendermos que ela não é algo que podemos deixar para pensar depois. Nos dias atuais, com a velocidade e concorrência cada vez mais acirrada, é fundamental que as empresas tenham agilidade para não ficarem desatualizadas nessa onda de evolução.

Você acredita que em pleno século 21 ainda existem empresas que administram seus negócios através de planilhas no Excel? Utilizar métodos de gestão ultrapassados e que não se comunicam com todas as áreas da empresa atrasam os processos internos e causam falta de competitividade. E para aquelas empresas que nasceram na era pré-digital, a transformação é uma obrigação ainda maior, já que as regras de venda e consumo não são mais as mesmas de antigamente.

Mas você deve estar pensando em como se deram essas mudanças de consumo. Para entender, é só olharmos como a tecnologia se tornou uma facilitadora em nosso dia-a-dia, com automatizações para uma comodidade antes impensada, invadindo nossas vidas de maneira tão intensa que quem usava internet discada nos anos 1990 talvez nunca tenha imaginado um cenário como o de hoje em dia. 

Essas mudanças são lideradas principalmente pela geração Z, a primeira geração a estar imersa no mundo digital desde pequenos, de forma que tudo fica mais rápido. O aumento da velocidade também eleva o volume de informações que consumimos diariamente, sendo muito maior do que antigamente, e ela não para de aumentar.

Surgem então as novas tecnologias que vêm para resolver problemas, como aplicativos de delivery e a facilidade com que temos a entrega de praticamente tudo com apenas alguns cliques. Mas essas tecnologias, além de auxiliar na vida cotidiana, também abrem um maior leque de demandas dos consumidores. E é aí que a transformação digital entra para nos ajudar! Através dela, conseguimos otimizar os processos para que possamos focar no que realmente importa para cada um de nós. 

A tecnologia assume então o papel central dentro das empresas, se tornando uma aliada estratégica para a otimização dos processos, aumentando o alcance da mensagem que queremos passar aos consumidores e garantindo melhores resultados ao final de cada mês. 

E para que o processo de inovação, onde as novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado seja realizado com menores custos e riscos, é necessário compreendermos o consumidor de forma holística, reconhecendo suas expectativas, necessidades e desejos. Para isso, temos como grande aliado a análise estratégica da grande quantidade de dados coletados sobre eles todos os dias. 

A negligência na análise de dados pode ser a chave para o fracasso, pois é a emoção do consumidor que dá forma ao seu comportamento, de forma que a compreensão desses dados pode modelar as experiências que serão geradoras de novos insights sobre a percepção do público sobre sua marca. 

Ou seja, apesar da transformação digital ser um conceito extenso e complexo e que precisa partir do topo para se espalhar por toda a empresa positivamente, existem motivos de sobra para que você comece a investir nela agora. 

E lembre-se: não se trata apenas de tecnologia, mas sim de estratégia. E, pensando nisso, você pode contar com a Dataplace para auxiliar o seu negócio! Unificando nossa tecnologia com sua estratégia através do software de gestão empresarial Dataplace ERP você consegue otimizar os processos internos de forma que você e seus colaboradores possam ter mais tempo para se dedicar a todas as questões que realmente importam no dia-a-dia. Não fique de fora da transformação, conte com a Dataplace para te ajudar!


Sua empresa é digital?

Agora que você já conhece o que é transformação digital e porque ela é tão importante, que tal descobrir se sua empresa está preparada para as novas demandas do mercado? Faça nosso teste!


Sua empresa tem:

– Página própria na internet;

– E-commerce B2B ou B2C;

– Canais de comunicação integrados;

– Redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn);

– Atendimento automatizado através do uso de Chatbots;

– Suporte para Inteligência Artificial;

– Atendimento ao cliente via WhatsApp;

– Software de gestão empresarial (ERP);

– Customer Relationship Manager (CRM);

– Ferramentas de Big Data para análise de dados;

– Ferramentas de Business Intelligence;

– Presença em plataformas digitais de terceiros (Marketplace).

 

Você ainda tem dúvidas que o Dataplace ERP é a solução que falta para o sucesso da sua empresa? Fale com um de nossos consultores que iremos ajudá-lo.

Fechar Menu